Pular para o conteúdo principal

Os 4 rios do Jardim no Éden


Você já parou para pensar o porque do autor do livro de Gênesis se importar em citar os nomes dos rios que haviam na época do Jardim?

Uma coisa é certa, um motivo para isso há, e quero revelar algo que pode fazer entender o sentido desses rios estarem citados, e o que eles tem a ver conosco.


Vamos lá.


Nosso texto base é Gênesis 2:10-14, que nos diz:


"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates."

Versão ACF.

Vemos então que os 4 rios presentes são: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.



O PRIMEIRO RIO - PISOM

Pisom significa – aumentar e espalharé o rio que rodeia, isto quer dizer – ser mudado de direção para…, transformar – Este rio vai para a terra de Havilá que quer dizer: círculo. (esse rio vai para direção daquilo que tem valor – ouro).
Perceba que esse rio vai em direção à aquilo que tem valor, qual é a direção que você tem tomado? – O primeiro rio fala sobre ir em direção a algo de valor e proteger aquilo que tem valor. Aquilo que você tem de valor, você tem guardado? – Esposa, família, trabalho, igreja, dons e principalmente, vida com Deus – tem guardado?
Em resumo, esse rio fala sobre duas coisas: valor e aliança.
Ismael, filho de Abraão, morou em Havilá (Gênesis 25:17-18).
O SEGUNDO RIO – GIOM

Giom significa – “corrente forte, uma correnteza que arrebenta as margens“, este é o que circula toda a terra de Cuxe. Este rio vai para a terra de Cuxe que é um lugar onde o filho de Cam e neto de Noé (Gn 5:32; 10:6) ficaram – lugar da descendência de Cam, neto de Noé e pai de Ninrode, progenitor dos povos do extremo Sul da África (Etiópia).
O rio Giom atravessava a terra de Cuxe. A região de Cuxe provavelmente corresponde ao atual Sudão (é o Sudão do Sul).
Giom é alimentado por um túnel cortado de uma rocha, a fonte é a rocha ( Josefo, Wars of The Jews). Um dos significados de Giom é corrente de águas e essa corrente de águas dava origem a muitas fontes, dentre as quais Siloé (descanso).
Esse rio foi em direção a um lugar RUIM pra causar uma LIMPEZA (terra de hade e de jade – filhos de Caim) – Há uma necessidade de irmos em direção ao mar e limpar tudo, levar a luz nas trevas. Esse rio tem o significado de lavar tudo que há de mal.

TERCEIRO RIO – TIGRE

Tigre é conhecido como Hidéquel em hebraico, significa “rápido”. Esse braço do rio flui da Assíria. Assíria significa lugar Plano onde o rio inunda. Da nascente até o Eufrates, o Tigre tem cerca de 1,9 mil quilômetros de extensão. Os dois rios formam, então, um só canal, conhecido como Shatt al-Arab (Costa dos Árabes), para, 200 quilômetros abaixo, desembocar no Golfo Pérsico, na fronteira com o Irã.
O rio Tigre representa a ‘velocidade,rapidez‘ das coisas de Deus agindo em nós. Esse é um dos principais rios do Éden, a velocidade das águas em relação aos outros rios, eram totalmente incomparável. As águas do rio tigre viajavam numa velocidade bem maior. Aplicando em nossas vidas, o Espirito Santo tem pressa em agir em nós, a velocidade que Ele muda a vida de uma pessoa quando é permitido é numa velocidade imensa.
Em resumo, esse rio fala sobre – Providência.

QUARTO RIO – EUFRATES

Eufrates em hebraico significa “doce e fértil“. Segundo a concordância Strong, significa também “frutífero”. Gloria a Deus porque o último braço do rio nos faz doces e frutíferos diante de Deus. Somente podemos dar frutos se o rio da vida estiver fluindo do nosso interior.
Esse rio fala sobre frutificar, dar frutos.
Esse é um bom estudo para poder começar a entender o sentido desses rios estarem na Bíblia, e o que eles podem nos ensinar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome de Adoni Bezeque

Você já ouviu falar de Adoni Bezeque?  Esse homem tem uma passagem breve no livro de Juízes 1, e embora tenha uma passagem curta, nos ensina algo muito profundo. Sempre buscamos olhar nos originais o significado dos nomes, e nesse caso não é diferente. Adoni Bezeque tem as  possíveis  traduções : senhor das Estratégias; senhor de Bezeque (já que ele era rei da cidade de Bezeque); meu senhor é bezeque. Ele era rei dos cananeus , ele provavelmente e o mesmo Adoni Bezeque mencionado em  Josué 10,  e reinou cerca de 1200 a.C.  Depois da morte de Josué, as tribos de Judá e Simeão continuaram a conquista israelita de Canaã, liderando um exército contra esse rei cananeu. A bíblia diz que esse homem  derrotou 70 reis , a historia secular diz que  Adoni Bezeque  fazia “amizade” com seus inimigos e chegava perto dos reis, quando estava sozinho com o rei da nação inimiga, ele cortava os  dedos polegares  do rei, ele fez isso com 70 reis, como é mencionado em Juízes 1. Adoni Bezeque faz

A questão de 1 Coríntios 8:11

A questão de 1 Coríntios 8:11 Em 1 Coríntios 8: 11 diz-se: "E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu". A pessoa citada aqui é claramente salva, posto que é chamada de irmão. É verdade que se trata de um irmão fraco. Contudo, é um irmão, uma pessoa que pertence ao Senhor. Aqui, no entanto, diz que ele pode perecer. A palavra perecer (apollumi - grego) inclui dois significados. Pode ser traduzida para perecer ou para destruir. Entretanto, essa palavra é a mesma palavra perecer usada em João 3: 16, onde diz que todo o que Nele crê não apollumi, mas tem a vida eterna. Se podemos usar a palavra destruir em 1 Coríntios 8:11, então poderíamos traduzir João 3:16 para destruir também. Eis aqui, portanto, um problema. Ao lermos a Bíblia, não a podemos ler de maneira superficial. A fim de compreendê-la claramente, deve-se ler o contexto. O assunto de 1 Coríntios 8 é a proibição aos cristãos de comer comida oferecida a ídolos no templo do ídolo. Os c