Pular para o conteúdo principal

Síndrome de Adoni Bezeque

Você já ouviu falar de Adoni Bezeque?
 Esse homem tem uma passagem breve no livro de Juízes 1, e embora tenha uma passagem curta, nos ensina algo muito profundo.

Sempre buscamos olhar nos originais o significado dos nomes, e nesse caso não é diferente.


Adoni Bezeque tem as possíveis traduções: senhor das Estratégias; senhor de Bezeque (já que ele era rei da cidade de Bezeque); meu senhor é bezeque.


Ele era rei dos cananeus, ele provavelmente e o mesmo Adoni Bezeque mencionado em Josué 10, e reinou cerca de 1200 a.C. Depois da morte de Josué, as tribos de Judá e Simeão continuaram a conquista israelita de Canaã, liderando um exército contra esse rei cananeu.

A bíblia diz que esse homem derrotou 70 reis, a historia secular diz que Adoni Bezeque fazia “amizade” com seus inimigos e chegava perto dos reis, quando estava sozinho com o rei da nação inimiga, ele cortava os dedos polegares do rei, ele fez isso com 70 reis, como é mencionado em Juízes 1.
Adoni Bezeque fazia isso, de cortar os polegares das mãos e dos pés com um objetivo simples e eficaz, nossos polegares nas mãos, nos auxiliam em tudo, sem eles é praticamente impossível pegar algo, já que junto com os demais dedos fazem uma "pinça". Assim, os reis sem seus polegares nas mãos estariam impossibilitados de pegar em armas, escudos, e assim não teriam como lutar nas guerras, vendo que um exército ia muito mais motivado para a guerra junto com seu rei, e sem seu rei, o respectivo exército se encontraria desmotivado e perdido durante a guerra, ficando mais vulneráveis e fragilizados. Quanto aos polegares dos seus pés, o mesmo é fundamental para o equilíbrio e força para andar, sem os polegares nos pés, quem antes poderia andar 5 quilômetros, andaria 2 quilômetros e se fadigaria.
Mas em nossos dias, o que isso revela a mim?

Vamos pensar juntos, hoje sem os polegares de suas mãos, como eu fico?


Hoje nossos polegares nos diz sobre nossa identidade, em nossos documentos constam nossos polegares. Outra coisa que é preciso ressaltar, que sem nossos polegares, pegar algo, dependendo do peso, é impossível.


Sobre os polegares dos pés, sem nossos polegares, manter o equilíbrio se torna uma tarefa muito difícil, fazendo com que durante uma caminhada, venhamos a cair várias vezes, e também nos tiram nossa resistência para prosseguir uma caminhada, como citado acima, quando antes caminhávamos 5 quilômetros, temos nossa capacidade reduzida a 2 quilômetros.


Espiritualizando isso na minha vida, vejo claramente como Satanás tem atacado nossas vidas; Satanás tem tirado a identidade dos servos de Deus nos últimos dias, hoje as pessoas perderam sua identidade como filhos de Deus (João 1:12), e aceitam ser chamados de qualquer coisa, mas acontece que somos filhos de Deus e geração eleita a sacerdote.

Segunda coisa que quando alguém perde os dedos polegares, satanás tem tirado a força de muitos cristãos no dia de hoje e habilidade, e não conseguem mais pegar a espada (bíblia sagrada) para ler, e assim sofrem, pois lhe falta o conhecimento da Verdade; hoje infelizmente vemos muitos que são pouco instruídos na Palavra, e aceitam qualquer coisa que é dito. Perceba que Jesus venceu a tentação no deserto por saber o que a Palavra de Deus diz, e por não sabermos somos vencidos.

Refente aos dedos dos pés, atualmente, as pessoas estão cada vez mais desequilibradas, qualquer coisa é motivo para se afastar da igreja, não se pode falar mais nada pra ninguém, senão já é motivo para se afastar da igreja, para falar mal de sua autoridade, isso se chama desequilíbrio, Satanás tem feito isso com muitos cristãos.

A caminhada das pessoas na presença de Deus parece que tem diminuído, pessoas que oravam 1 hora por dia, não conseguem orar nem 5 mais, isso quando oram, quando o inimigo tira nossos polegares dos pés, nossa caminhada com Senhor é reduzida, e assim nossa intimidade, nosso relacionamento com Deus é enfraquecido, e assim, ficamos mais propensos a sermos vencidos.

Mas a ótima notícia é que, Aboni Bezeque foi derrotado, por Judá e Simão, e por coincidência, ou "Cristocidência", Satanás também foi derrotado, pelo Leão da Tribo de Judá, e aquilo que parecia empecilho e fraqueza, se tornou força e vitória, por meio de Cristo. Amém.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os 4 rios do Jardim no Éden

Você já parou para pensar o porque do autor do livro de Gênesis se importar em citar os nomes dos rios que haviam na época do Jardim? Uma coisa é certa, um motivo para isso há, e quero revelar algo que pode fazer entender o sentido desses rios estarem citados, e o que eles tem a ver conosco. Vamos lá. Nosso texto base é Gênesis 2:10-14, que nos diz: "E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates." Versão ACF. Vemos então que os 4 rios presentes são: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. O PRIMEIRO RIO - PISOM Pisom significa  –  aumentar e espalhar ,  é o rio que rodeia , isto quer...

O Sacerdócio no Antigo e no Novo Testamento

ENTENDENDO O SACERDÓCIO DA LEI E DA GRAÇA E AS MUDANÇAS DE SACERDÓCIO. No antigo testamento nós vemos três tipos de sacerdócio; um sacerdócio universal, um sacerdócio real e um sacerdócio levítico. Em todo o antigo testamento esses três sacerdócios aparecem com o propósito de serem mediadores entre Deus e os homens. Como era reconhecido um sacerdócio de um homem no antigo testamento? O sacerdócio era reconhecido pelo sacrifício animal, só um sacerdote poderia apresentar a Deus as ofertas do povo, o povo poderia trazer a oferta, o povo poderia imolar a oferta, mas somente o sacerdote poderia oferecer o sangue e oferecer os pedaços do animal esquartejado. O plano inicial de Deus era fazer de Israel uma nação sacerdotal dando a eles o sacerdócio real, ou seja, uma nação que governasse para Deus todas as nações da terra, e que exercesse o sacerdócio para as nações. Os filhos de Abraão receberam o sacerdócio de seu pai Abraão, o qual ele recebeu de um sacerdócio acima do real, maior do...